Como evitar vazamento e odor na bolsa de ostomia?

25/06/2020
Como evitar vazamento e odor na bolsa de ostomia?

 Um dos relatos mais frequentes de quem utiliza bolsa de ostomia é a dificuldade em controlar os vazamentos quando as fezes são líquidas. Isso ocorre principalmente com pacientes ostomizados. 

 É importante utilizar o equipamento correto, o que significa utilizar uma placa e bolsa que façam a vedação ideal e que protejam a pele da pessoa. Além disso, deve-se utilizar barreiras para a pele e pasta de preenchimento. 

Algumas pessoas ainda precisam utilizar os cintos ou faixas especiais para auxiliar na fixação da placa.

Contudo, mesmo com todo essa tecnologia a serviço, ainda assim as fezes podem vazar e  infiltrar entre a placa e a pele da pessoa. O que ocasiona lesões de pele, odor e desconforto para o paciente.

Uma das formas de prevenir esse problema é fazer com que as fezes se tornem um gel dentro da bolsa, de modo que não tem como escorrer pelo orifício da placa. 

O produto Diamonds, da Convatec, faz exatamente isso: ele gelifica todo o conteúdo líquido que está dentro da bolsa. O sachê do Diamonds deve ficar dentro da bolsinha e quando tiver contato com algum líquido a embalagem do produto começa a se dissolver e a formar o gel.

O Diamonds também contém carvão ativado, um importante componente para prevenir odores.

A bolsa deve ser limpa quando o conteúdo atingir 2/3 do tamanho da bolsa. Ao eliminar as fezes, deve-se limpar a bolsa e colocar um novo sachê de Diamonds.

Com frequência, nos perguntam quantos sachês são ideais por dia. Na verdade, isso depende de cada pessoa. Depende da quantidade de efluentes que são liberados pelo paciente.

Nossa dica é que você faça o teste e verifique se o produto atende suas necessidades. E, se tiver quaisquer dúvidas, envie-nos, pois teremos o maior prazer em ajudar! 

Criamos um vídeo especial para explicar como o Diamonds funciona. Veja aqui:

https://youtu.be/T35OeAAPv10