Como cuidar da pele em volta da ostomia?

Muitas pessoas estomizadas se queixam - e com razão! - de feridas e assaduras ao redor do estoma. Essas lesões podem ser motivo de dor e do descolamento da placa de colostomia ou de urostomia.


image

Conversamos diariamente com pacientes que em algum momento ficaram com vermelhidão e irritação na pele. Além do desconforto natural que um machucado gera, isso complica ainda mais a vida do estomizado, pois a placa não adere quando existem lesões. 

Estas lesões são facilmente preveníveis e todos os pacientes estomizados, independente do tipo e estoma – colostomia, ileostomia e urostomia, devem seguir estas dicas:

1) Remova o dispositivo adequadamente
A Convatec trabalha com duas linhas de produto para essa finalidade: O Removedor Convacare e o SensiCare Liberador ou Removedor.

  • O Lenço Convacare Removedor é de uso único e tem fórmula oleosa que desprende o equipamento facilmente. Após seu uso é necessário limpar a pele e remover totalmente os resíduos do removedor.


  • O SensiCare Liberador (apresentação em spray) e o SensiCare Removedor (apresentação em lenços) são compostos apenas por silicone, então podem ser usado até em neonatos, já que são biocompatíveis e atóxicos. Estes produtos não deixam resíduos na pele não sendo necessária a limpeza após sua utilização.

2) Verifique se a pele periestomal está limpa e seca antes de colar a placa. 

Sempre utilizar sabonetes líquidos neutros e, de preferência com ph acidificado, pois estes equilibram o ph do local e agridem menos a pele.

3) Prepare e proteja a pele periestomal com as barreiras protetoras

São produtos que formam uma barreira na pele e protegem a região periestomal do contato com as fezes ou urina evitando as dermatites e outras lesões de pele. Devem ser aplicados em todas as trocas e bolsa (após a limpeza e secagem a pele) como forma de prevenção das complicações da pele ao redor do estoma.


Existem dois produtos com esta finalidade: o Lenço Convacare Barreira Protetora e a Linha SensiCare Barreira Protetora (lenço e spray).
O Lenço Convacare Barreira contém álcool e a linha SensiCare é composta apenas por silicone (indicado para uso em neonatologia também).

4) Utilize as pastas protetoras de pele
A Pasta Stomahesive é composta por hidrocolóides e deve ser utilizada sempre, ao redor do estoma ou ao redor do recorte da bolsa/placa, para aumentar a vedação entre o estoma e o equipamento.
Essa pasta também realiza preenchimentos em regiões onde a placa não adere bem.

                                   Compre sua pasta Stomahesive aqui.


5) Ajuste corretamente a bolsa ou placa. 

O recorte do equipamento deve ser feito no tamanho e formato exato do estoma. Não pode ficar nenhum pedacinho de pele exposto! Caso esse ajuste não seja feito adequadamente os efluentes entram em contato com a pele e podem danificá-la, causando lesões, de dermatites até ulcerações.
                                                   
6) Banhos
Você pode tomar banho de banheira e de chuveiro como fazia antes da cirurgia usando ou não a bolsa - a opção é sua. Como o resíduo de sabonete pode favorecer o descolamento da placa adesiva protetora de pele, evite utilizar sabonetes à base de óleo ou hidratantes.
O sabão e a água não entrarão no estoma, nem podem machucá-lo. Não é necessário proteger os equipamentos da Convatec durante o banho. Após molhar o equipamento, seque bem toda a bolsa e região periestomal com uma toalha bem absorvente, senecessário pode ser utilizado um secador de cabelos em temperatura mais fria.


Essas dicas foram fornecidas pela Convatec e organizadas em parceria com a enfermeira estomaterapeuta Fernanda Berny. 

Se tiver dicas ou comentários sobre o texto, favor enviar para nosso email: sac@isaclin.com.br.