Bota de Unna ou Atadura de alta compressão? Qual escolher para o tratamento de úlceras venosas?

24/06/2020
Bota de Unna ou Atadura de alta compressão? Qual escolher para o tratamento de úlceras venosas?

Preparamos um material muito útil para auxiliar os profissionais que tratam úlceras venosas! Existem no mercado alguns tipos de tratamento e a indicação de compressão e contenção são muito comuns. Existem no mercado produtos como bota de unna e ataduras de alta compressão para serem usadas em conjunto com curativos. Veja aqui as diferenças entre esses produtos, formas de aplicação e mais detalhes. 

  • A bota de unna é um sistema contensivo (sem elastano e sem compressão) que age contendo a musculatura da panturrilha que se expande enquanto o paciente caminha fazendo com que haja melhora no retorno venoso. A bota de unna da Convatec, a Flexidress, já vem pronta para o uso! 
  • A atadura elástica de alta compressão, a Surepress da Convatec, também é indicada para tratar as úlceras venosas, mas age de forma diferente da bota de unna. Por ser um sistema compressivo, ela aumenta a pressão do meio externo para o interno, e assim melhora o retorno venoso, independente se o paciente está caminhando ou não. 

As duas terapias devem ser prescritas por enfermeiros ou médicos e são indicadas para tratamento de úlceras venosas e linfedema. Problemas arteriais contraindicam seu uso! Preferencialmente realizar exame de ITB ou doppler venoso e arterial antes do início do uso.

---

Então, qual das duas escolher?

Flexidress (bota de unna): usar apenas em pacientes que caminham sem dificuldades já que ela só funciona durante a deambulação. 

Surepress (atadura elástica de alta compressão): pode ser usada em pacientes que deambulam, com ou sem dificuldade, e em pacientes acamados e cadeirantes já que independe da deambulação para melhorar o retorno venoso!

Lembrando que sempre é necessário avaliar as características da ferida e aplicar um curativo adequado antes da aplicação destes produtos! 

Um dos mais indicados é o Aquacel Ag+ Extra que possui ação antibacteriana, antibiofilme e é super absorvente - opção número um para o tratamento das feridas crônicas.

Como usar? O primeiro passo é sempre a limpeza da ferida, que pode ser feita com Pielsana Polihexanida, secagem da pele adjacente e aplicação do curativo escolhido, como Aquacel Ag+ Extra.

Flexidress: a aplicação deve ser realizada por profissional capacitado, em técnica espiral ou em oito, de baixo para cima, da base dos dedos do pé até 1 ou 2 dedos abaixo do joelho. Aplicar curativo secundário (gazes/apósitos: orientar troca sempre que sujar) e cobrir com atadura crepom e fixar com adesivo. Trocas em no máximo 7 dias conforme nível de exsudato da ferida e curativo utilizado diretamente na lesão.

Surepress: após aplicação do curativo primário (Aquacel Ag+ Extra), aplicar curativo secundário e atadura crepom. Proceder ao enfaixamento em espiral da Surepress, de baixo para cima, da base dos dedos do pé até 1 ou 2 dedos abaixo do joelho. Fixar bem com adesivos. Pode ser removida para possibilitar troca de curativos primários e secundários e antes de dormir reaplicando antes de levantar da cama, preferencialmente. Surepress é lavável até 20 vezes: confira as instruções de lavagem na bula! Em geral, recomendamos que sejam adquiridas duas unidades de atadura por perna, enquanto uma é utilizada outra está lavando ou secando, e esse kit dura em média dois meses com os cuidados adequados.

O paciente deve procurar o profissional responsável pela aplicação no caso de dor, sensação de formigamento ou mudança de coloração nos dedos.

 - Este texto foi escrito em parceria com a enfermeira estomaterapeuta Fernanda Berny - 

Alguma dúvida? Mande um e-mail para a Isaclin no sac@isaclin.com.br.